sábado, 15 de novembro de 2008

Tentativa de chegar ao ponto G... G20

O título deste pseudo-texto poderia ser, perfeitamente, uma frase dita pelo "Companheiro Lula 9 dedos", mas é somente uma frase feita por quem está de ressaca (espero não fazer nenhuma declaração um tanto vexatória em virtude do meu estado, digamos, torpe...), a respeito da reunião do G20, uma espécie de G8 com - como a própria sigla sugere - muitos mais países... que, juntos, representam "apenas" 85% da economia mundial.

Hoje, em Washington, a capital do mundo ocidental e consumista "pra c..." (atualmente, por causa desta crise q deixou até a galera de Cuba desesperada, nem tanto...), os chefes dos 20 países-membros chegaram (?) à seguinte conclusão: as relações econômicas TÊM de ser mais transparentes e que suas conseqüências resultem em maior integridade do sistema econômico... será que os nossos "amigos" que cuidam da volatilidade da economia mundial concordaram com esta resolução?

De quebra, o presidente francês Nicolas Sarkozy disse que os "Excelentíssimos presidentes" dos 20 países irão reunir-se em abril de 2009, para elaborar uma espécie de "reunião de prestação de contas". Este encontro para analisar a aplicação das medidas estabelecidas e para uma partidinha de pôquer (é claro!) será, provavelmente, na terra da Rainha Elizabeth ("God save the queen", mas na versão dos Sex Pistols), dos Beatles e do Mr. Bean (seria ele o anfitrião deste bate-papo global?), que presidirá, temporariamente, este "clubinho". Atualmente, o Brasil é (sério?) o líder da "bagaça".

Ainda vale a pena citar que outra conclusão à qual os líderes das 20 nações chegaram foi a de que os países em desenvolvimento (por que não dizem 3º mundo de uma vez?... estes eufemismos "enchem o saco") têm de ser mais representativos tanto no FMI - as Casas Bahia dos países em desenvolvimento (sic) - como no Bird, o Banco Mundial.

Esperemos sentados pela aplicação de tais resoluções...

Nenhum comentário: